segunda-feira, 4 de maio de 2015

TriHard Caiobá 70.3 - Relato de prova

Antes tarde do que mais tarde...
Após quase um mês de ausência, venho para postar o relato da minha principal prova nesse ciclo de treinos para o Ironman Florianópolis: o TriHard Caiobá.

A prova, anteriormente Long Distance, mudou este ano de organização e um pouco no seu percurso.
O ciclismo que sabidamente era menor do que 90 km, agora realmente tem a metragem correta. Já a corrida teve um pouco menos, mas a organização da prova no geral foi excelente.

Foi minha primeira visita a Caiobá. A cidade realmente é propícia para a prática do triathlon e há incentivo, isso me deixou muito surpresa. A praça onde fizemos nossa transição foi especialmente reformada para as provas que ocorrem lá.

Caiobá me surpreendeu... Vista do hotel, linda!!
O kit da prova foi bom. O normal, tatuagem, numeral de peito, touca, camiseta, número de bike, chips. Nenhum atropelo na entrega. Congresso técnico um pouco lotado demais, local pequeno, mas deixou tudo explicado.

Foi a primeira vez que fiz a desmontagem e montagem da bike sozinha. Um teste para Florianópolis. Na minha última viagem comprei a case Helium da Biknd por indicação de amigos e devo dizer que não me arrependo. A montagem é fácil e a colocação e transporte é muito tranquila. A primeira vez tive um pouco de dúvida e receio, mas quando fui montar novamente e desmontar foi muito mais fácil!!!

Mala bike fechada. Funcionou muito bem!!!
Confesso que cheguei no dia da prova um pouco insegura. Não fiz o Ironman 70.3 Brasília porque queria uma prova menor e mais tranquila para realmente treinar minhas transições e meu ritmo de prova para Florianópolis. Porém, com tantos treinos, o cansaço se acumula. Nem sempre você rende bem durante a semana e fica aquela dúvida: será que estou preparada?

E assim foi meu clima para a largada. Focar em cada passo, fazer uma prova pensada. Calculada.

Concentrada antes da largada. Foto: www.offshot.com.br


As condições da natação foram excelentes. Mar piscina, temperatura perfeita. Esperava até um pouco mais do meu tempo. Mas foi bom ter tido a coragem de largar no meio de todo mundo e enfrentar o bate bate de todo início de prova.

Na T1, o erro que nunca tinha cometido e que me custou alguns segundos: não deixei a sapatilha aberta para calçar na bike. Estava com o velcro fechado!!!! Esquecimento puro. Não pode mais ocorrer. Enfim, abri e calcei ali na linha de monte mesmo.

Foto: www.offshot.com.br


O percurso da bike também é excelente. Asfalto limpo, praticamente plano. Apesar de estar me sentindo forte, foquei na cadência e tentei manter em torno de 90rpm, onde me sinto melhor para correr depois. Não tenho medidor de potência, então este foi meu parâmetro. Tudo encaixou muito bem, hidratação, alimentação e posição na bike. Um único porém nos postos de hidratação desta parte: eram 3 voltas e só havia um posto no retorno lá no fim do percurso. Achei muito pouco. Ou você pegava isotônico ou água. E aí tinha que esperar mais uma volta para poder pegar outra garrafa... Minha sugestão é colocar outro posto na outra ponta do retorno.

A fiscalização tentou ser justa. Acho que nunca se consegue punir a todos corretamente, muitos vaqueiros não serão punidos e outros tantos fazendo prova honesta serão. Mas os juízes estavam atentos.

Minha T2 foi talvez minha melhor até hoje em provas. Vim nos últimos km da bike mentalizando tudo o que devia fazer, já que no Challenge ano passado perdi muito tempo. E fiz tudo muito rápido. Tão rápido que na hora de colocar tudo nos bolsos escapou um dos meus estojinhos de cápsulas de sal. Tudo bem, eu tinha outro que levei da bike. Sou a noiada da hidratação, alimentação e afins. Em prova longa, sempre levo extra de tudo!

Enfim, a corrida. Estava muito preocupada com meus treinos de corrida no ciclo. Parecia que as pernas sempre pesavam uma tonelada cada, e o pace se arrastava nos treinos. Mas confio demais no coach. E foi a hora de mostrar que a cabeça esta pronta e se as pernas estiverem um pouco mais descansadas, tudo vai fluir bem. Fiz uma ótima corrida para meus padrões. Sem quebra, sem pensar em parar, mantendo muito constante meu ritmo. Terminei a prova com meu melhor tempo em 70.3, muito, mas muito melhor do que em Brasília ano passado. Foi a injeção de ânimo e confiança que faltava para completar o ciclo de treinos puxado, cansativo, mas que estou curtindo muito.

Segundo lugar na Categoria!!!
E veio até pódio na categoria. Um segundo lugar no age group e oitavo feminino geral. Muito, mas muito feliz mesmo.





E agora segue o baile... 4 semanas para a largada de um sonho!!!!!!!!

5 comentários:

  1. Colocando a leitura em dia só agora. Já te dei os parabéns por essa prova pelo IG. Só posso te dizer que tu vai chegar MUITO bem no Iron. Fico muito feliz em te acompanhar desde os primeiros passos no triathlon e ver o quão rápido tu evoluiu! Parabéns Cris!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milton, muito obrigada! Você sabe e já te disse, desde o início você me inspirou, além de ouvir todas as minhas dúvidas e responder!!! Vai ser muito legal fazer o primeiro iron junto com tantos amigos, e tenho certeza que você vai ter um resultado incrível. Treina e se dedica como poucos!!!

      E agora amigo, nos vemos em breve!!!! Chego em Floripa quarta-feira!!!
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Caiobá é bom demais. Uma pena que o Long Distance acabou.
    E vc fez uma excelente prova com bom resultado... da mais animo rs.
    Parabéns.

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, todos falam muito bem do Long Distance. Mas eu gostei muito da organização do TH3 viu? Prova que eu repetiria sem dúvidas. Estou ansiosa e muito animada, o que foi feito foi feito!!! Nos veremos em Floripa, se me reconhecer grita! Gostaria de encontrar os amigos virtuais!!!
      Abraço e boa semana!

      Excluir
    2. Vc tb pode gritar se me reconhecer rs.
      Abraço e boa prova.

      Excluir